ETARI

A ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais) trata apenas de resíduos industriais, utilizando mecanismos e produtos próprios, dependendo da origem dos resíduos.

 

  No dia 24 de Março de 2010, o grupo Quiágua realizou uma visita de estudo à Funfrap, localizada em Aveiro, para tomar conhecimento dos processos de uma ETARI. Esta continha diferentes efluentes: efluentes de despoeiramento via húmida; efluentes da lavagem dos filtros de instalação de desferrização; efluentes de pintura de machos e efluentes da pintura de peças.

As fases de tratamento são:a fossa de recolha (agitador do ar comprimido);a floculação com um misturador estático (rápida mistura); decantador(movimento centrífugo) e por fim, a cuba de água(reutilização da água).

 

Nota: A Frunfrap fundada em 1984, é uma indústria onde são produzidas peças em ferro cinzento e nodular, para a indústria automóvel.  

Hoje, tem 400 funcionários ao seu serviço, são fabricadas 25000 toneladas de peças por ano, e o seu capital social é de 13.697.550 euros. Trabalha com marcas, como por exemplo, a Fiat e Renault. Fabrica peças de vários tipos, desde turbos colectores, a blocos de motor, entre outros.


Contatos

Quiágua